Filmes de viagem – Nuremberg

Nuremberg é filme americano do ano 2000, estrelado por Alec Baldwin, Brian Cox e Jill Hennessy, com um total de quase três horas. Conta a história de como foi pensado, orquestrado e executado o Tribunal de Nuremberg, que tinha como objetivo punir as lideranças nazistas pelos crimes de guerra, crimes contra a paz e crimes contra a humanidade. Falar mais do que isso eu conto a história do filme e estrago a experiência de muita gente.

Qual a relação do filme com viagens?

As cenas se passam em Nuremberg, na Alemanha, no pós Guerra. As cenas são de destruição. Mas ainda assim, uma construção resistiu: O Palácio da Justiça. Não por acaso, as forças aliadas decidiram utilizar o local, uma das sedes mais usadas por Hitler, para efetuar os julgamentos dos nazistas.

Palácio da Justiça - Foto: André Karwath - Wikimedia Commons
Palácio da Justiça – Foto: André Karwath – Wikimedia Commons

Hoje é possível visitar o Palácio e inclusive conhecer as instalações do Tribunal de Nuremberg. Fica perto da estação Bärenschanze, na linha verde do metrô da cidade. Lá existe um memorial dos julgamentos de Nuremberg.

O filme também é uma viagem pela história e explica um pouco do sentimento dos alemães com relação ao próprio passado. Em uma das cenas, Hermann Goering, o antigo número 2 do Terceiro Reich, dizia que haveria estátuas dele por toda Alemanha. Não foi bem o que aconteceu né. Muito pelo contrário. Os Alemães, por questão histórica, nunca vão esquecer o Nazismo. Diversos museus dedicam partes do seu acervo ao período. Mas eles tem vergonha do que aconteceu.

Falando especificamente do filme, eu, que sou formado em Direito, tive uma aula de direito internacional penal por ele. O julgamento é considerado como o nascedouro da matéria, criando espaço para outros tribunais e originando institutos que são usados até hoje, como a tipificação dos crimes de guerra, contra a paz e contra a humanidade.

Recomendação: 17/20

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.