Mochileiros x viajante x turista – E daí?

Uma mochila de 50 litros nas costas, e outra de ataque de 10 litros. Viajalberto para no setor de embarque. Quando a moça da CVC chama todo mundo para o avião fretado, o nosso amigo não perde tempo e já se dirige à aeronave. Ele tem 5 dias de pacote em Búzios e vai passar os outros dias cinco dias acampando na costa Sul do Rio de Janeiro por sua própria conta. O que ele é? Um Turista, um Viajante ou um Mochileiro? E será que isso realmente importa?

Mochileiros x Viajante x Turista? E daí?

Coloquei o trecho acima sabendo que ia dar, ou melhor, continuar a polêmica que acompanho em alguns sites e fóruns de viagens, cujo conteúdo costuma ser voltado para Mochileiros, mas acompanhado por muita gente que não se encaixa da definição “pura”. A imagem abaixo reflete o pensamento de muitas pessoas:

_

Dollynho e o Mochileiros
Obrigado Dollynho, e se eu comprei um pacote desse, e levar a minha mochila, minha barraca, e ao invés de pegar a viagem de volta eu continuar acampando no lugar? Não sou mochileiro? Ou sou metade-mochileiro? Flashpacker?

_

A primeira coisa que eu me sinto na obrigação de falar é o que quer dizer backpacker: uma forma de viagem independente e low cost. Daí veio a ideia e tradução do que seja mochilar. E o que muita gente gosta de dizer que faz, mas na realidade não é assim. Existem situações cinzentas demais.

Vou um pouco além. A ideia de mochilar é justamente aproveitar os lugares que visita, de uma forma mais espontânea e verdadeira. Autêntica. E algumas pessoas estão certas quando dizem que nos pacotes de turismo isso não acontece. Mas tem que ser feita uma ressalva: nem sempre é assim. Quem foi que disse que em pacotes de turismo nós não podemos aproveitar o destino? E quem foi que disse que mochilando nós vamos necessariamente aproveitar e viajar “realmente”?

Então, mas e se você fizer uma parte da viagem com pacote e a outra sem, você é turista?
E se você levar uma mala de rodinha mas só ficar em hostels e não gastar com coisas caras, você é mochileiro?
E se você entrar num fórum da internet, marcar de ir com uma galera que já fez todo o cronograma, o único trabalho que você vai ter é levar a sua mochila e acampar, você é mochileiro?

_

backpacking
Mala de rodinha e Mochila de 45 litros. Turista ou Backpacker?

Será que dá mesmo para diferenciar nestes casos?

Eu entendo que existem viajantes que podem sim ser considerados Mochileiros “puros”. Pesquisar tudo, só escolher hostels, fazer couchsurfing, acampar, e fazer o seu próprio roteiro. E que tem pessoas que fazem o pacotão turístico e na verdade não tem muito trabalho. E que o primeiro pode ter uma experiência mais espôntanea e interessante do que o segundo, por que isso envolve outras coisas como libertação pessoal, aprendizado, conhecer outros tipos de pessoas que o turista normalmente poderia não conhecer. Mas não é necessariamente assim.

Eu até acho justo a pessoa dizer: eu fiz tudo sozinho, sou um mochileiro. É um reconhecimento pessoal, por que definitivamente, não é fácil.  Mas não faz sentido algum querer diminuir o outro somente por que fez um pacote. 

Até por que, como eu disse, nem sempre a viagem vai ser oito ou oitenta:

Mochilar dá trabalho. Ter que pesquisar destinos, lugares para ficar, comer, estadia, transporte, roteiro, não é algo que você vai fazer de uma hora para outra. Quando eu fui para o Japão eu passei mais de 60 horas fazendo pesquisa, então foi um tempo que eu considero gratificante, mas me impediu de fazer outras coisas. E nem sempre nós estamos dispostos a abrir mão de um tempo tão grande.

E pode acontecer de comprar um pacote ser uma opção mais simples, e até mais barata do que a tal viagem low cost. Isso por que as companhias ou agentes de viagem (que não são só a CVC, mas pode ser aquele cara do Morro de São Paulo) que podem conseguir preços muito melhores de transporte e de atividades do que você conseguiria sozinho.

E pode acontecer de que comprar um pacote seja a melhor forma de mochilar também. Afinal, você usa de uma infraestrutura previamente montada, como um fretado, e aproveita o resto do tempo para fazer os programas e destinos que você mesmo pesquisou. Isso é ser mochileiro, turista ou inteligente?

E pode acontecer também de a pessoa fazer um mochilão e na próxima viagem querer comprar um pacote? E aí, ela será viajante, turista ou mochileira?

_

Backpack-or-Suitcase-650x400
Turista ou Backpacker?

_

Outra pergunta: e se você usar o wi-fi, a sua experiência vai ser menos “autêntica”?

Na Austrália, o país considerado como o reduto dos mochileiros, já surgiram inclusive as expressões flashpacking poshpacking, que designam quem anda de mochila mas faz programas um pouco mais caros, alternando também com hotéis, comendo em restaurantes chiques.

Mas a pergunta mais importante: a diferença entre mochileiro e viajante não tem muito sentido quando a gente para pra pensar que as pessoas que visitam os fóruns e grupos de discussão cujo “nome” é mochileiro simplesmente querem pegar informação para a próxima viagem.

Boa páscoa e feliz natal a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.