Descobrindo Genebra – O Jardim Botânico

Certamente não é tão conhecido como Jet D’eau, o Jardin Anglais e o La Grange. Mas de todos os lugares que eu já visitei em Genebra, o Jardim Botânico é, até agora, o meu favorito, simplesmente por que ele é muito bom naquilo que pretende oferecer. O melhor lugar para andar, correr, relaxar, meditar, certamente é aqui.

Descobrindo Genebra – O Jardim Botânico.

DSC_0012_3

O Jardim Botânico de Genebra é uma área verde enorme, com mais de 28 hectares, situada perto do Lago Genebra, perto das Nações Unidas, OMC e Cruz Vermelha. E o melhor: é de graça, abre todos os dias, inclusive no inverno.

O Jardim é dividido em três ou quatro grandes partes: Uma onde ficam as estufas e os jardins, outra área mais social, com restaurante, biblioteca, um café, área de piquenique e brinquedos para crianças, o Parque da Imperatriz e o Castelo de Penthes.

Apesar de ser uma cidade pequena, com cerca de 200.000 habitantes, a cidade de Genebra tem o maior Jardim Botânico que eu já vi até agora, bem maior do que o de Curitiba e o da capital da Suíça, Berna.

E na minha opinião, é também o lugar mais bonito da cidade, apesar de não ter um tino tão turístico como o Jet d’Eau ou o próprio lago Genebra. Para mim, o Parque é antes de tudo muito funcional, e depois, incrivelmente bem cuidado. Eles nos faz ter noção do quão desenvolvida pode ser uma nação, e quais são as prioridades desta nação, que procura despender recursos com uma área verde imensamente bem tratada e proporcionalmente enorme para a sua população. Eu praticamente não vi nenhum lixo por lá e todas as plantas estavam muitíssimo bem cuidadas.

 O que você não pode perder:

Exposições: Quando eu fui, estavam em exposição as plantas espirituais do mundo todo.

DSC_0014_2

Estufas: as estufas trazem espécies endêmicas de certas regiões do mundo, como cactos da américa.

DSC_0032_1

DSC_0031_3

Jardim dos cheiros e sensações: Um jardim que traz as plantas e seus subprodutos como a Baunilha, a Lavanda, Flores de Mel, a Vinha. Você passa por ele e é quase como um orgasmo sensorial, de tão bom que é o cheiro.

DSC_0017_2

Jardim Zen: Tem um pequeno lago, um jardim de areia, um bambuzal. É o melhor lugar para relaxar.

DSC_0027_2

DSC_0047_2

Plantas das montanhas: Jardim com plantas montanhosas de diversas partes do mundo, especialmente as alpinas. Muitas delas são belíssimas.

Mini-Zoológico: Tem cabras, bodes, ovelhas, pavões, galinhas Suíças, Patos, Marrecos e Gansos. As vezes você pode dar a sorte de ver um pavão fora da área protegida.

DSC_0065 DSC_0042

Mur Flueri – Muro florido, muro vivo, com diversas plantas crescendo nas paredes. Uma delas é híbrida entre duas plantas do parque.

IMG_20150926_132959

Jardim da Imperatriz: Um tronco enorme no meio do jardim lembra um Triceratops. É o melhor lugar para correr na mini-trilha por que costumar estar mais vazio. Tem um roseiral completo. Algumas das melhores vistas de Genebra estão neste ponto.

DSC_0072 DSC_0078

Jardim e Castelo de Penthes: Mais uma ótima área para correr, por que é ainda mais vazia. Tem um lugar específico para cachorros então se você é fã dos melhores amigos do homem, tem que ir pra lá. O Castelo de Penthes hoje é um museu e abriga coleções de obras e histórias de realização dos Suíços pelo mundo. Foi construído no Século XVII e ainda tem uma parte muito visível de sua estrutura.

DSC_0095

IMG_20150926_133058DSC_0101

Mais fotos:

DSC_0110 DSC_0101

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.