Annecy – A Veneza dos Alpes

Annecy é uma cidade francesa incrustada na borda de um lago de mesmo nome, e só pelo apelido de “Veneza dos Alpes” você já pode imaginar como o lugar é bonito. Annecy é uma cidade pequena, charmosa, mas o que mais a define é: deslumbrante.

Annecy – A Veneza dos Alpes.

IMG_20151004_191941

Essa cidade no leste da França é classificada como um day trip – um bate-volta de Genebra, que fica a menos de 1h de distância. Muita coisa é possível fazer em um só dia, mas se você se engajar em outros programas como paragliding, trilha, canoa, esportes aquáticos em geral, e quiser conhecer mais o interior, é bom ficar mais alguns dias.

Bom, Annecy é uma cidade antiquissima e em algumas partes dela você pode perceber construções centenárias. Mas a habitação humana é muito mais antiga e os registros indicam 2.500 anos A.C. como um dos primeiros assentamentos ao redor do lago.

Annecy tem três lugares que são muito famosos e eu vou direto ao ponto: são fantásticos. O primeiro é o Lago Annecy, o segundo é a Palais de l’Isle e o terceiro é o Castelo (Château).

Para chegar da Rodoviária (Gare Routière) é facílimo, e em menos de 5 minutos se está diante do lago.

O Lago Annecy – Um lugar para se apaixonar

DSC_0046

Ok, Annecy não é tão parecida com Veneza, mas não deixa de ser deslumbrante. Quem chega para ver o lago de água esverdeada e cristalina, parecendo praia caribenha, as vezes pode não acreditar que se está diante de uma cidade com mais de 50.000 habitantes e consegue deixar tudo limpíssimo!

Ao redor do lago tem um jardim enorme, que consegue tornar a cena ainda mais bela. E eu juro que quando eu vi o lago de perto eu fiquei estupefato com tanta beleza, que agora eu estou colocando Annecy no meu Top 10.

P1000630

Você tem belas visões do lago em diversos pontos, mas aquele que eu marquei no mapa é o melhor dele. As fotos falam por si. Existem muitos cisnes e outros pássaros na água e eles são considerados parte do patrimônio do lago também.

Castelo de Annecy

DSC_0066

Construído inicialmente no Século XII, e queimado e derrubado diversas vezes, o Castelo fica no alto de uma pequena colina e para subir lá não demora mais do que 10 minutos a partir do lago. O Castelo serviu como base militar, refúgio dos duques de Genebra, depósito de armas e hoje em dia é uma museu (que tem uma coleção um pouco sem sal).

Eu gosto de castelos, gosto de história e o que mais me atraiu aqui é a arquitetura, tipica daquilo que a gente entende como fortaleza, e a visão magnífica que nós temos na parte dos fundos.

IMG_20151004_192421 P1000671

Palácio da Ilha (Palais de l’Isle)

P1000654

P1000657

O lago Annecy forma começa a formar o rio Thiou, e nessa porção de Annecy, existe uma ilhota no meio do lago que tem outra construção medieval – um palácio. É também conhecido como uma prisão, por que foi utilizado por anos como tal até inclusive os idos do século XX. Hoje também é um museu e um lugar tombado como patrimônio histórico.

Aqui é feita uma das fotos mais famosas de Annecy, tipo aquelas que você coloca no google o nome da cidade e vai saber do que eu estou falando – a bifurcação do palácio. Para tirar esta foto é só usar a ponte que cruza o Rio Thiou. Não tem como ficar ruim!

P1000653

O que mais oferece Annecy?

Afora a beleza do lago, o centro velho é um grande lugar para caminhar e conhecer mais da arquitetura antiga da cidade e comprar lembranças.

Os pratos típicos da região são o filé de peixe, o entrêcote, e o crepe. Mas tem muitas, muitas sorveterias e o sorvete é muito bom.

Além disso, você pode navegar pelo lago com pedalinho (entre 15 a 30 euros a meia hora) ou o barco a motor (não precisa de licença – entre 30 a 50 euros a meia hora), coisas que eu deveria ter feito. Aqui também tem outros esportes no verão. Muita gente faz piquenique na borda do lago também.

P1000610 P1000623 P1000644 P1000660 P1000661

Como chegar de Genebra:

As melhores formas são de ônibus ou de carro. O trem faz mais de uma baldeação e acaba demorando. O carro demora menos de 50 minutos, mas tem alguns pedágios no caminho.

O ônibus pode levar entre 55 a 1h45 minutos. O preço é de 25 francos saindo de Genebra, mas se você comprar pelo site, ou seja, pela frança, paga mais barato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.