25 Fatos sobre a Nova Zelândia

Mapa NZ

1. O país é composto de duas ilhas grandes, que juntas compõem um território pouco maior do que o Estado de São Paulo. Ou seja, um país relativamente pequeno (o 75º do mundo em extensão territorial).

1corruption

2. Um estudo divulgado no final de 2014 pela organização Transparência Internacional colocou a Nova Zelândia como o segundo país menos corrupto do mundo (de acordo com a percepção da própria população), perdendo apenas para a Dinamarca.

3. É um dos 20 países com menor índice de violência no mundo, de acordo com levantamento divulgado pelo instituto Avante Brasil em 2012. Os policiais sequer andam com armas de fogo por lá. Pode viajar tranquilo.

4. Em 2013, a Nova Zelândia ficou em 7º lugar no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Uma posição ótima, que indica um elevado grau de desenvolvimento do país.

aotearoa-7

5. Em Maori (língua e cultura aborígine nativa da Nova Zelândia), o nome para o país é Aotearoa, cuja tradução mais aceita é “a terra da grande nuvem branca”. Originalmente a palavra designava apenas a Ilha Norte, mas hoje é o nome mais aceito em Maori para o país inteiro.

6. A população de ovelhas do país é de 40 milhões, e a de pessoas de apenas 4 milhões.

63d0e538ecb15f06179bff6fa9a2415d451633e41ba77cf2ae763de50dd02baa

7. Desses 4 milhões de pessoas, 3 milhões estão na ilha norte e apenas 1 milhão na ilha sul.

8. A população é composta basicamente de descendentes de europeus (sobretudo Grã-Bretanha), asiáticos, polinésios e maoris.

9. Os Maoris são a tribo nativa do território neozelandês antes da colonização, embora hoje sejam minoria, compondo apenas cerca de 14% da população total do país.

foraging in leaf litter.

10. Os neozelandeses se referem a si mesmos como Kiwis, que também é o nome de uma ave típica de lá.

11. Na Nova Zelândia não há cangurus nem coalas, a não ser em zoológicos (importante esclarecer isso… um número absurdo de pessoas me perguntou se eu vi muitos cangurus por lá).

12. É um grande extrator de jade, por isso em tudo quanto é loja de souvenirs você vai encontrar produtos de jade.

jade

13. Mas cuidado: a maior parte dessa jade vendida lá na verdade vem da China e outros lugares da Ásia. A Jade realmente extraída na NZ é muito mais cara (e geralmente é certificada).

14. A cozinha neozelandesa é bem parecida com a britânica, até por questões de colonização. Come-se muito cordeiro e pescados, além de muita cerveja. E batatas, muitas batatas, obviamente.

15. Toda a trilogia de O Senhor dos Anéis e também a de O Hobbit foi rodada lá.

alg-peter-jackson2-jpg

16. Peter Jackson, o diretor e idealizador das duas trilogias, é natural de lá. Por isso, e pela diversidade de paisagens do país, ele decidiu filmar tudo por lá.

IMG_4116

17. O turismo para lá aumento consideravelmente depois da filmagem do Senhor dos Anéis. Em 2004, dados divulgados pelo próprio governo neozelandês indicavam que 6% dos turistas no país citavam O Senhor dos Anéis como uma das principais razões para visitar o país, e 1% dos turistas dizia que o filme era a principal razão.

IMG_4130
Sim, eu entro nessa estatística!

18. É um país perfeito para se viajar de carro: as estradas são bem conservadas e a vista é sempre muito boa.

WP_20140614_023

19. Na Nova Zelândia, o estilo de direção é o inglês, ou seja, o motorista fica do lado direito, mas isso não chega a ser um problema pra nós, é no máximo exótico. Pra ajudar, os carros são na maioria automáticos.

WP_20140614_072

20. Baldwin Street, a rua mais íngreme do mundo, fica na Nova Zelândia, na cidade de Dunedin. A subida é de apenas 350 metros, mas a inclinação é de 19 graus ou 35%, o que equivale a dizer que a cada 2,86 metros que você percorre horizontalmente, tem de subir um metro inteiro (informações do Guinness Book).

article-2038813-0DF3C7E400000578-371_634x383

21. Todo verão é promovida na rua uma corrida chamada Baldwin Street Gutbuster, que consiste em subir até o topo e voltar. O recorde atualmente é de 1’56”.

teamMaoriAllBlacks

22. O time de Rugby mais famoso do mundo, All Blacks, é na verdade a seleção neozelandesa de rugby.

Silver_fern_flag

23. Conta-se (embora haja controvérsias) que eles receberam o apelido de All Blacks em 1905, quando um jornal londrino assim os chamou devido ao seu uniforme, todo preto, exceto pelo desenho em branco da Silver Fern, uma planta típica que é um dos símbolos do país.

rugby

24. Por sinal, o Rugby é uma paixão nacional por lá, mais ou menos como o futebol é por aqui. Muitos Kiwis diriam que o Rugby faz parte da cultura do país.

2000px-Flag_of_New_Zealand

25. A Nova Zelândia faz parte da Commonwealth britânica, ou seja, reconhece Elizabeth II como Rainha, embora ela obviamente não tenha qualquer influência política no país, que é uma monarquia constitucional com democracia parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.