Blablacar – viajando bem barato pela Europa

Pra quem quer viajar barato pela Europa a carona é uma das melhores opções. O blablacar, um site/aplicativo de caronas pagas, é com certeza uma bela alternativa a se considerar se você quiser economizar. Eu testei e não me arrependo. Segue o relato abaixo.

Blablacar – viajando barato pela Europa

image

Olhei para a minha carteira e moscas levantaram. Precisava e queria ir para Lyon, na França, viagem que demoraria menos de 2h saindo de Genebra.

Entrei no site do CFF, a companhia de trens oficial da Suíça. Nada menos que 30 francos a ida e o mesmo preço na volta. Não é fácil ser estudante no país mais caro do mundo e eu não poderia dispor dessa grana.

O ônibus não era muito mais barato. Eu já pensava em desistir mas decidi pesquisar um pouco mais. Busquei aqui, busquei acolá e eis que me deparo com o site Blablacar, que tem, inclusive, versão em português.

Olhei o preço da passagem. 9 euros a ida e 11 a volta. Uma economia de mais de 60%.

image

Mas o que é essa tal opção baratissima? Em poucas palavras, é uma carona paga. Uma pessoa comum como eu e você quer fazer uma viagem, por exemplo, de Madrid a Barcelona. E ela tem alguns espaços vazios no carro. Então nada melhor do que oferecer esses espaços vazios pra quem quiser ir junto.  Isso ajuda todo mundo.

O site é um intermediário entre os motoristas e os caronistas. E assim você pode escolher o seu destino e ver se os horários e pontos de partida batem com o que você quer.

Eu sou uma pessoa desconfiada e no começo eu não queria muito me arriscar. Não confio muito em quem não conheço. Mas eu também não sou rico e decidir marcar a viagem assim mesmo. E como vocês vão ver, deu muito certo.

E nesse sentido o Blablacar também é muito bom – você vê qual o carro, a cara, as avaliações das outras pessoas sobre o seu motorista e assim pode ficar um pouco mais tranquilo. Eu por exemplo só escolhi pessoas com nota 4/5 ou superior. Até porque na primeira vez eu não queria passar perrengue. Mas passei, mesmo que leve.

Então, voilà, escolhi o dia e a volta da minha viagem para Lyon. Ida sábado e volta domingo. Os motoristas colocaram lugares bem claros de onde iriam pegar os ocupantes.

Mas tinha um problema. No dia anterior à minha ida, Paris sofreu graves ataques terroristas e bateu um certo receio de ir pra lá. Mais do que isso, soltaram a notícia de que as fronteiras francesas seriam fechadas.

Assim que eu fiquei sabendo, eu mandei uma mensagem para o condutor para confirmar se ele iria. Mas ele não respondeu. E no dia da viagem eu também mandei outra e ele também não respondeu. Se eu cancelasse perderia o meu dinheiro e então eu achei foda isso acontecer. Eu não tinha um celular com número suíço então não consegui ligar pra ele. Resolvi ir mesmo assim pro ponto de encontro, uma estação de bonde. E felizmente o francês Fabien estava lá. Ele não falou nada, só que simplesmente não respondeu. Ele foi cordial a viagem toda e me tratou bem, fez perguntas, mas isso pegou um pouco mal. Eu não era o único passageiro. Deu a impressão de que ele não se importava se eu iria ou não, principalmente porque eu já tinha pago.

Bom a gente chegou em Lyon, sãos e salvos. Não tinha ninguém controlando a borda e isso não me deixou muito tranquilo, mas estávamos bem e longe de Paris.

O blablacar possui um sistema de avaliações e eu fiz questão de dar uma nota justa pro malandro. Mas eu estava em Lyon então valeu a pena.

 

A volta.

Também teve outro problema mas esse era menor e o condutor, muito mais simpático. A viagem estava marcada para sair as 17h de uma praça em Lyon mas ele mandou uma mensagem para os passageiros marcando as 16h. Ri devia ter mandado mensagem bem antes mas não mandei. Na dúvida eu apareci lá as 16 e não tinha ninguém. Mandei a mensagem e ele não respondeu. Já estava ficando bravo e mandei outra. Ele também não respondeu. Comecei a pensar que esse povo da Europa não tem respeito. Mas por via das dúvidas eu resolvi esperar.

image
Em Lyon

Esperei uma longa hora, em que eu estava me preparando para assumir o preju e voltar de trem. No dia seguinte eu tinha aula e uma viagem então não dava pra encaixar mais um dia em Lyon.

Mas aí apareceu uma pessoa e outra e o motorista! Antes das 17h. Ele me pediu mil desculpas e mostrou que tinha me respondido mas a mensagem não chegou no meu celular. E aí eu vi que a minha operadora marcou bobeira também. No fim ele tinha se enganado no horário e se desculpou. A viagem foi tranquila e eu fui com um pessoal mais simpático, inclusive o motorista.

Quando eu cheguei em Genebra, aí me dei conta que valeu a pena confiar. Paguei barato e viajei rápido e seguro. Com certeza vou repetir.

Uma das melhores coisas é contemplar a paisagem por meio do carro. A campanha Suíça é muito bonita.

Existem muitas opções para quem quer viajar, inclusive umas demoradas, por meio do Blablacar. Eu comprei certeza vou repetir.

One thought on “Blablacar – viajando bem barato pela Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.