Florença – A terra do Gelato

Uma das melhores coisas para se fazer em Florença e na Itália e comer. E uma das melhores coisas para se experimentar é um belo e cremoso Gelato. E não há lugar melhor para isso do que Florença, que é conhecida como uma das capitais, senão a principal, dessa sobremesa única. Eu provei e provei e provei. E quero mais.

Florença – A terra do Gelato

P1000858
Pistache, Straciatella e Manga

Em primeiro lugar eu devo explicar o que é o Gelato – no Brasil ele é popularmente conhecido como sorvete de massa. Não é exatamente igual – primeiro pelo fato de o Brasil comer muito mais sorvete industrializado do que a Itália (que tem mais de 55% do mercado constituído pelos artesanais). Segundo, o Gelato contém menos gordura láctea do que o sorvete de massa, e mais açúcar, de forma a manter a sua espessura. A receita leva uma boa quantidade de leite, açúcar e creme.

Muitos dizem que Marco Polo trouxe a iguaria da China para a Itália, mas é certo que o doce já era saboreado na Itália desde os Romanos, que adicionavam mel e leite ao gelo de montanhas e monte como o Etna. Na Itália, a origem do sorvete é disputada – alguns dizem ser a Sícília, de forma antiga, e outras a cidade de Varese, na forma moderna. É certo que, independente de onde surgiu ou quem aperfeiçoou, eu tive a sorte de pisar justamente em Florença, que é conhecida como uma das capitais mundiais do Gelato, senão a cidade mais importante dessa sobremesa.

Sorte ou azar? Por que na minha estadia na Itália, durante 7 dias, eu comi muito e devo ter engordado uns 4 kg, em especial por causa do Gelato, que eu me viciei a tal ponto de comer 7, sendo 3 no último dia (quando já estava em Bologna). E pouco me importava a temperatura – batia 5ºC no termômetro e eu comia mesmo. Eu tinha que aproveitar.

Vamos fazer uma pequena comparação – em São Paulo os Gelatos da região dos jardins, paulista, vila mariana e outros custam cerca de 10 reais um potinho com 2 bolas. Dependendo do nível, até mais. E não é todo lugar que tem. Na Itália e em especial em Florença, com 2 ou 3 Euros você paga o mesmo potinho e escolhe 2 ou 3 sabores que vem em porção generosa. Alguns lugares, 4 euros é o suficiente para quase três pessoas. Em Florença é quase em toda esquina. E sabe qual a melhor parte? Tem sabores únicos e especialíssimos. Aqui eu vou fazer a lista de alguns que eu encontrei, só pra fazer você sentir vontade.

Pistacchio:

pistacchio1

Pistache é o meu sabor favorito. Afinal, de quem foi a ideia de transformar essa espécie de amêndoa que tem um gosto salgado em algo doce e um sorvete? Eu não sei, mas para mim essa é uma das maravilhas do mundo moderno. E incrivelmente combina com o Gelato italiano.

Normalmente o sorvete é feito com Pistache de Bronte, na Sicília, o que é muito bom. Mas a minha sugestão é você procurar o Pistacchio salgado da Turquia. “Salgado?” Você está pensando… Não combina! Meu amigo, não diga nada até provar, por que esse é o melhor sorvete que eu comi na minha vida. Eu encontrei em Florença e em Bologna.

Stracciatella

straccia

É difícil explicar esse sorvete tipicamente italiano. Eu posso dizer que é uma espécie de sorvete de flocos, só que mais crocante. Ele é formado se adicionando chocolate quente ao sorvete frio, o que, misturado com uma espátula, cria fios e redes de chocolate na base, que em geral é de creme ou baunilha.

Ricotta

ricotta

“Ricota? Um sorvete de queijo? Esse cara tá louco” Sim eu estou louco e pode me internar mas em troca eu quero um estoque inteiro dessa iguaria. Por que é muito bom, muito bom mesmo, quem não provou não sabe o que está perdendo. O sabor é extremamente suave! Na Itália, os queijos como Ricotta (que na verdade não é queijo, mas sim parte do soro do leite) e Mascarpone são muito utilizados para fazer doces. O Tiramisu, por exemplo, é feito com Mascarpone. Bom, eu provei um sorvete de Ricotta Stregata em Bologna que me fez apaixonar as papilas gustativas. Em Florença também tem ótimas opções.

Zuppa Inglese

zuppa

Literalmente, sopa inglesa. Mas a invenção salgada para por aí. Sopa Inglesa é o nome de uma sobremesa comum no Reino Unido, chamada trifle, e na Italia transformaram em uma espécie de Carolina, e depois, um sorvete, feito de creme, cookies e as vezes vinho.

 

 

Outros sabores interessantes:

Nocciola: É o famoso sorvete de Avelã

gelato-nocciola

 

Nutella: Não vou falar nada. Só jogar a foto aqui e você tire as suas conclusões.

nutella

After-Eight ou Menta com Chocolate: Um dos meus all-time favoritos.

SONY DSC

Lavanda: Flores de lavanda são utilizadas para perfumar um sorvete que pode ter diversas bases, como amora, limão ou baunilha

lavender

E para finalizar,

Chá Verde (Matchá). Outro sabor que parece que não combina, mas vai te surpreender. O sabor é um pouco amargo, mas é muito bom, especialmente com algum outro sorvete que seja mais adoçado, como os de fruta, ou chocolate.

Matcha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.