Sorte na vida?

“Queria ter a sorte que você tem”. Quem de nós não ouviu essa fatídica frase alguma vez na vida? E que forma mais chata de querer diminuir o trabalho dos outros.

Sorte na vida?

luck

Você realmente acha que existe gente que tem sorte na vida? Você REALMENTE acha? Se você respondeu sim, você está certo. Se respondeu não, também. Existe algo chamado sorte sim, mas eu quero te dizer que ela é muito mais rara do que você pensa.

Em primeiro lugar, a família e o lugar que você nasce tem tudo a ver com a sorte, e a forma como você vai jogar o jogo da vida: Easy, Normal ou Hard. Mas isso não garante que você vai vencer o jogo. Já contei mais de 40 dedos as pessoas que nasceram abastadas mas se dizem sem sucesso, sem vida.

Saúde relacionada a genética também tem relação com sorte. De novo, já conheci muitas pessoas que nunca tiveram problema algum na vida e outras que enfrentaram vários problemas e não necessariamente as primeiras são mais felizes.

Sorte na vida é algo diferente – e praticamente depende somente de você. Por isso é meio injusto definir como sorte muitas coisas que acontecem na sua história e principalmente na dos outros. Sorte na vida é ganhar na mega-sena. É quando as coisas simplesmente caem no seu colo.

clover

Não fiz muitas coisas interessantes na vida mas as que eu fiz foram bombásticas pra mim. No momento, estou no olho do furacão da mais difícil de todas as realizações, que é largar tudo para estudar em outro país. Faz quase 4 meses que consegui vir para Genebra, na Suíça, apesar de todas a dificuldades. E vez ou outra eu vou postar em algum grupo contando um pouco sobre a história, e uma das respostas mais comuns é “nossa, queria ter a sorte que você teve.”

E essas palavras ecoam na minha cabeça. ‘A sorte que eu tive.’ ‘A sorte que eu tive’. ‘A sorte que eu tive’ Eu praticamente não tive muita sorte na vida – não nasci de uma família abastada, e pelo contrário, com o passar do tempo a gente perdeu muitas coisas. Morei na periferia a minha infância e adolescência toda e estudei em escola pública. Quando eu tinha 21 anos decidi investir tudo o que sobrava do meu salário e me inscrevi em um cursinho. Estudei 1 ano inteiro e passei no curso de Direito da USP.

Nos cinco anos que eu estudei lá alguma das coisas que eu mais ouvi foi “ah, você deu sorte de passar na USP”, “se eu tivesse a sorte que você teve eu estaria melhor, mas eu tenho que pagar a faculdade.” As vezes aquilo me irritava e outras vezes eu entendia. Só não engoli ser chamado de sorte o fato de eu ter sacrificado um ano inteiro e tudo o que eu tinha – como se passar entre os 50 primeiros entre mais de 10.000 concorrentes fosse algo que caiu no meu colo.

Agora para vir para a Suíça também. Como eu disse é uma das respostas que eu mais ouço – a sorte que eu tive. Mas eu fui aceito num Mestrado para estudar aqui com base no meu currículo – e aí não é sorte. E eu me preparei por mais de 9 meses para vir morar aqui – então definitivamente não é algo que caiu no meu colo, eu trabalhei por isso e apesar de passar por diversos problemas e ainda enfrentar uma depressão, aqui eu estou.

Eu tive sorte em algum destes aspectos? Praticamente não. Quando eu prestei vestibular eu perdi o meu emprego e só arranjei outro em 2 meses e eles queriam me pagar metade do que tinham me prometido. E agora quando eu mudei de país eu tive uma série de gastos que não contava, especialmente com a queda do real. A única sorte que eu tive foi aquela de estar no lugar certo na hora certa. Nas provas que eu fiz caiu tudo o que eu sabia. Sorte? Não, eu tinha me preparado para aquilo – eu tinha lido relido e trelido.

michael-jordan-career-photos

Eu vou me focar em outras pessoas que foram muito mais vencedoras. Michael Jordan era um jogador de Basquete, considerado o maior de todos os tempos. E mesmo estando no topo, ele treinava todos os dias mais do que os outros companheiros. Ele costumava dizer que a sorte aparece para quem está preparado e seguia isso à risca.

Talvez a verdadeira sorte mesmo seja ter saúde, mas isso também depende de você. O lugar onde você vive, as pessoas com quem você lida, tudo isso depende das suas escolhas também. Sorte na vida, mesmo, aparece para quem se prepara.

One thought on “Sorte na vida?

  1. Super bacana seu texto. Realmente, as pessoas têm essa mania de só enxergar o resultado final, elas não veem todo o processo e o esforço que foi investido até ele. Nós é quem fazemos a nossa sorte. Li alguns dos seus posts e me identiquei bastante com eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.