20 Curiosidades sobre Queenstown (NZ)

Ledge Bungy
Ledge Bungy

1. É a capital mundial dos esportes radicais. Tem de tudo por lá: bungee jumping (ou bungy, como eles gostam de escrever), skydiving, quadbiking, canoagem, jetboating, rafting, paragliding, etc.

Kawarau Bridge Bungy
Kawarau Bridge Bungy

2. Por sinal, o primeiro Bungee Jump comercial do mundo está lá, na Kawarau Bridge.

Nevis Bungy
Nevis Bungy

3. O Bungee Jump mais alto do hemisfério sul também é lá: Nevis Bungy, do qual você pode pular de uma altura de 134 metros, ou 45 andares (na verdade ele perdeu o posto para o Bloukrans Bridge, na Africa do Sul, mas os Kiwis continuam dizendo que o título é deles, haha).

4. Pessoas acima de 75 anos podem saltar de graça em todos os Bungees de A.J. Hackett (o neozelandês que popularizou o Bungee Jump), tais como os dois acima citados.

WP_20140527_063b

5. Não é difícil ver dois ou três paragliders descendo das montanhas a praticamente qualquer hora do dia. É só olhar para o céu enquanto estiver na rua.

6. E não é impossível, também, que um deles de repente aterrisse do seu lado. Uma vez eu estava andando pela calçada por lá e de repente vi um cara tranquilamente aterrissando num campinho do meu lado (fiquei tão surpreso que nem tive a idéia na hora de tirar uma foto…).

A cidade fica às margens do lago Wakatipu, e o centro mais movimentado (Downtown) tem pouquíssimas ruas
A cidade fica às margens do lago Wakatipu, e o centro mais movimentado (Downtown) tem pouquíssimas ruas

7. É uma cidade minúscula. Embora o distrito tenha quase 9mil km² (o que já é pouco), a área urbana se limita a pouco mais de 25 km². Tamanho diminuto e inversamente proporcional à quantidade de coisas legais que tem por lá.

8. Tem uma população pequena, de aprox. 12,5 mil habitantes (junho de 2014).

9. A cidade está localizada na margem do famoso lago Wakatipu, o mais longo e terceiro maior lago da Nova Zelândia.

menor WP_20140604_017

10. Além de estar à margem do lago, a cidade é cercada de montanhas com picos nevados e possui uma beleza natural exuberante, considerado por muitos o lugar mais bonito da Nova Zelândia.

Foto por Anthony Jeffrey
Foto por Anthony Jeffrey

11. É também uma cidade bem turística: além de pequena (bem pequena), é acolhedora, cheia de lojinhas chinesas de presentes e cacarecos.

WP_20140528_043menor

12. Está localizada a exatos 11.653 Km de São Paulo, conforme a placa colocada no alto do complexo Skyline.

13. É um destino muito procurado por brasileiros pra residência permanente. Em 2009, dos então 11 mil habitantes da cidade, mais de 2 mil eram brasileiros (informações da imigração neozelandesa). De lá pra cá, esse número provavelmente cresceu.

14. Esses brasileiros sustentam a indústria hospitaleira por lá, pois ocupam cargos que os nativos não gostariam de ocupar, como balconistas em redes de fast-food, por exemplo. Então é super comum você se preparar pra pedir o seu Big Mac em inglês e perceber que pode pedir em português mesmo, porque o atendente é brazuca.

queenstown-nz-600x338

15. Praticamente não há faróis. A maior parte dos cruzamentos tem apenas rotatórias, e os motoristas respeitam muito os pedestres.

16. Os ônibus são extremamente pontuais. Se está indicado na tabela que o ônibus vai passar pelo ponto às 15:17, pode ter certeza que vai ser às 15:17.

17. Falando em ônibus, eles tem música ambiente, geralmente alguma rádio com músicas tranquilinhas.

Sim, eu fui pra lá no inverno!

18. O inverno é frio e úmido, mas não chega a ser um problema. Eles têm apenas 2 ou 3 dias de neve por ano na altura da cidade.

19. Mas nas montanhas, a neve de inverno é de qualidade, e atrai milhares de pessoas para a prática de esportes de inverno todo ano.

menor WP_20140610_010

20. Os equipamentos para os esportes de inverno são bem carinhos, mas você pode alugá-los por dia em lojas especializadas na cidade a preços módicos. Fora isso, você vai ter que gastar com o transporte pra subir a montanha e com o Passe da Montanha (autorização para usar as pistas). E talvez com um curso básico de esqui, se você estiver muito inseguro (no meu caso, fui na raça e levei só uns 2 ou 3 tombos, hehehehe).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.