Morar e trabalhar na Suíça – Informações básicas

A Suíça é um dos país mais organizados e belos do mundo. Um dos mais seguros também. A qualidade de vida é altíssima. Tudo isso tem um preço: atrair muitos imigrantes. Por isso mesmo na última década o país se tornou um dos mais difíceis para se emigrar. Essa é a premissa que você tem que tomar. Mas existem sim, meios de morar e trabalhar na Suíça.

Morar e trabalhar na Suíça – Informações básicas

Em primeiro lugar, caso você tenha alguma dúvida com relação a Suíça como regulação, vistos e trabalho, eu presto serviços de consultoria (apenas informações). Clique no link para saber mais

Consultoria

Agora  vamos ao texto

Estou na Suíça há 2 anos e neste meio tempo eu me informei bastante sobre as regulações e meandros do país que adotei, por enquanto, para morar. Para quem não sabe, eu estudei mestrado aqui, o que influencia também o meu julgamento.

Alguns fatos que você precisa saber: a Suíça é dividida em cantões, e eles detêm um nível de autonomia relativamente grande dentro da Suíça, que é uma federação. Assim, muitas das regulações de trabalho e moradia variam de cantão para cantão. Isso quer dizer que não basta você pesquisar em sites oficiais suíços, você tem que ter em mente a região que você pretende residir ou trabalhar.

Normalmente as regiões mais procuradas são Zurique, Genebra e a Basileia, e eu vou me focar mais nelas, mas especialmente em Genebra, que é onde eu moro.

Banho de água fria

ColdWaterSelfShower_221565511

A primeira coisa que eu devo dizer, ou melhor, ressaltar, é que a Suíça é um país muito difícil para se emigrar. Eu diria que quem veio, veio. Quem não veio, praticamente não vem mais. Okay, estou exagerando um pouco – ainda tem espaço, mas é muito menor do que há alguns anos atrás. A crise de 2008 ajudou a tornar a Suíça ainda mais fechada. Por exemplo, muitos portugueses vieram para a região da Suíça romanda desde aquela época, e não só isso, muitos outros europeus também, e isso ajudou a criar um sentimento um pouco xenófobo dos Suíços, de acordo com o que se viu nos últimos referendos e eleições onde os partidos conservadores incluíram projetos para expulsar estrangeiros até por crimes simples.

Por isso é importante perguntar: você tem cidadania suíça? Se tiver, é o melhor dos mundos – você tem direito a uma gama de vantagens. Se você tiver a chance de tirar a cidadania suíça (eu ainda não tenho informações o suficiente para isto), tire.

Senão, a segunda pergunta: você tem cidadania europeia? Se tiver, as suas chances de ficar e trabalhar na suíça ainda são consideráveis. Logo abaixo eu explico o por que.

E se você não tiver nenhuma das duas, o que é o meu caso, vou te dar um banho de água fria – é extremamente difícil ficar/continuar/morar na Suíça. Mas não é impossível.

Isso por que existe uma regulação a nível federal de que para arranjar um emprego na Suíça, eles privilegiam os locais e em seguida os Europeus. Significa, em outras palavras, que se houver alguma vaga de emprego, a prioridade será dos Suíços. Se não houver nenhum Suíço qualificado (e costuma ter), eles procuram Europeus, e não só Europeus em geral, mas especialmente aqueles que já estão na Suíça ou que residam nos países mais próximos. E se ainda assim não houver nenhum Suíço ou Europeu qualificado, aí sim, eles podem contratar um estrangeiro, tipo um brasileiro, como eu, mas ele deve ter algo que os locais não tem.

Preciso ser muito especializado, muito qualificado.

Quer dizer, por exemplo, que artistas costumam conseguir visto de trabalho temporário, ou pessoas extremamente talentosas. Jogadores de futebol são um exemplo.

switzerland

Mas ainda tem mais: os cantões não são obrigados a aceitar e emitir o seu visto de trabalho mesmo se você for qualificado. E o período de avaliação demora alguns meses, chegando a quase meio ano. Por isso mesmo as empresas meio que fogem de contratar os estrangeiros, por que é custoso, do ponto de vista de tempo e de dinheiro.

Por que aqui se sabe que existe trabalho ilegal, mas a fiscalização pode chegar a qualquer momento, e eu tenho notícias de gente que foi deportada da Suíça.

Por isso eu digo que quando você vê um link da internet: Suíça está com vagas abertas para falantes de português – normalmente existem muitas informações que eles omitem. A ideia é que você clique no link e aumente as suas esperanças, e eles ganham dinheiro com a sua visita. Aqui eu passo a real – essas vagas quase sempre são para portugueses, e olhe lá, por que eles são cidadãos europeus e tem facilidades, como a de ficar três meses procurando emprego aqui.

Esse olhe lá significa que você tem que saber a língua do cantão onde a vaga é oferecida, e quase sempre inglês também. Por isso, se você ver que tem alguma vaga em Zurique para falante de português, saber alemão em nível de proficiência profissional é o mínimo, além da barreira do passaporte.

Depois de tudo isso o que eu falei, você pode estar um pouco desesperançoso. É o meu caso – mas eu vim para cá já sabendo disso. Contudo, saiba que existem alternativas, que apesar de difíceis, não são impossíveis.

Em primeiro lugar, eu digo que se você tem qualificação, você pode tentar mesmo assim. Até por que nós brasileiros possuímos quase sempre uma experiência diferencial, trabalhar no Brasil em geral é punk, e claro, nós sabemos português e temos facilidade com espanhol.

Em segundo lugar, se você já trabalha em alguma empresa que tem sede na Suíça também, existem chances maiores de eles te transferirem para cá.

Em terceiro lugar, e o que é mais fácil, se você vier para a Suíça estudar, eles tem um procedimento facilitado que permitem você arranjar um trabalho, especialmente quanto maior for a sua educação. Estudantes estrangeiros, não europeus, após seis meses de estudo, podem trabalhar um número de horas que é definido em cada cantão, mas em geral varia entre 15 a 20h por semana, isso para não prejudicar os estudos. Aqui em Genebra, são 15h por semana durante o semestre de estudos, e durante as férias é permitido trabalhar em tempo integral. Isso também vale para trabalhos não pagos como alguns estágios e voluntariado.

Se você estiver fazendo doutorado, as suas chances aumentam bastante. Em geral as universidades tem procedimentos facilitados para contratar pesquisadores e os salários são bons. Eu vejo isso pela própria universidade onde eu estudo.

Para entender melhor como funcionam os tipos de visto:

http://www.cigabrasil.ch/informando/materias/be-a-ba.html

Tentar a sorte?

Muita gente cogita vir para a Suíça com o visto de turista, que lhe permite ficar três meses, e procurar emprego nesse meio tempo. Eu sinceramente acho arriscado, por que o custo de vida daqui é muito grande considerando o valor do real. Mas se você quiser mostrar a cara, bater perna e bater na porta das empresas, em especial sabendo a língua do cantão, por que não? Claro, nesse caso é muito mais fácil tendo cidadania europeia.

Casamento com suíços

Casando com Suíços você tem direito a um visto de trabalho sim.

Organizações Internacionais

As organizações internacionais são uma regulação à parte. Você não precisa passar por nenhum dos procedimentos formais que eu falei acima. Você concorre no mesmo nível com europeus, suíços, americanos, qualquer que seja. Isso por que você tem direito a um documento que se chama ‘carta de legitimação’, que lhe permite morar na Suíça e trabalhar, mas somente naquela organização. Você não paga taxas sobre os seus vencimentos. Em compensação você não tem os mesmos direitos trabalhistas dos Suíços.

Entre as organizações internacionais, existem muitas aqui na Suíça, especialmente em Genebra, que tem mais de 30. Aqui por exemplo, tem uma sede da ONU, da OMC, e de outras organizações.

Língua

Foque no Alemão, em seguida no Francês, mesmo se você vier para a Suíça Romanda (a parte em que se fala francês). Essas são as línguas de trabalho aqui na Suíça, embora você possa trabalhar sabendo somente inglês, mas depois tem que correr atrás de aprender.

Caso necessite de mais informações para o seu caso pessoal, eu presto serviços de consultoria pelo email: andrecsarli@gmail.com

124 thoughts on “Morar e trabalhar na Suíça – Informações básicas

  1. Interessante você escrever sobre isso. Embora eu ache Suiça um país fantástico, nunca pensei em morar nele e depois do que li… rs Parabéns pelo texto!

    1. Por essa razão eu coloco a informação que eu sei, e por isso o título vem acompanhado do adjetivo básicas.
      Aliás, eu lido com essas informações todos os dias.

      E pretensão? É um blog pessoal, não um jornal ou revista especializada.

      1. Olá tudo bem sou casada com um italiano a 2 anos e tenho só o permeco de casamento e agente vai pra suiça genevra pra ele fazer residência e procurar trabalho eu gostaria de saber se eu como mulher dele tenho o direito de residir na Suissa e já temos um contrato de appartamento alugado obrigada desde já agradeço

      2. Boa tarde
        Eu li,e adorei
        Eu pretendo ir trabalhar na suíça (umeo)
        Eu tenho experiência aqui no Brasil
        Vc poderia me aconselhar?
        Para que eu tenha uma ideia
        Obrigado
        Rosângela

      3. Cara, muito bom, eu devo ter um diploma de engenharia BAC + 5 francês em breve, vc acha que isso pode ajudar de alguma forma visto que é um diploma de master europeu? E vc poderia explicar sobre como fazer pra estudar aí? ( Doutorado)

      4. Sou suiça e
        Minha filha tambem e moramos no Brasil
        O que tenho a dizer a vc é que infelizmente com seu passaporte brasileiro vc nunca conseguira um permis a ou b nem tao pouco c pois ate para europeus esta dificil
        Minha amiga com cidadania italiana nao esta conseguindo
        Outra coisa genebra personne gosta de falar alemao ou dialeto portanto tem que falar frances sim e muito bem
        Emprego prineiro para suiço o que c’est parfaitemente normal!
        A suiça é um país caro de se viver e se paga aluguel carissimo portanto um brasileiro sem permis vai ter dificuldades
        Nao aconselho a partir para morar na suiça sem ter permis de travail pois nem as assurances sociales vc tera direito e se ficar desempregado vai morrer de fome ou depender dos outro
        Com seis meses apenas fica dificl para voce comprendre todo o sistema social suiço e montar um blog nao e apropriado

      5. Olà, para ter nacionalidade Suiça, pelo que sei e pelo que um Amigo fez, tem de morar no minimo 10 anos seguidos na Suiça, saber falar a Lingua do Cantão( Alemão, Italiano, Françês ou GrecoRomano), responder a perguntas sobre a Suiça( Historia, governo, numero de Cantões, etc) e não ter tido nenhum problema com as autoridades Suiças.

  2. JA ESTIVE 2 VEZES A TURISMO EM GENEBRA E OS BRASILEIROS QUE ENCONTREI FALAM TODOS AS MESMAS COISAS QUE ALIAS FORAM MUITO BEM ESCLARECIDAS AQUI. NAO SE PREOCUPE COM OS COMENTARIOS NEGATIVOS, MUITAS PESSOAS SO QUEREM LER COISAS QUE AS DEIXEM CONTENTES, NUNCA ACEITAM A RELIDADE. GOSTEI BASTANTE DO QUE DISSE SOBRE AS ORGANIZACOES INTERNACIONAIS, ISSO FOI NOVIDADE PRA MIM. PARABENS E CONTINUE COM SUA PAGINA. DESEJO MUITO SUCESSO NOS SEUS PLANOS. ABCS

  3. Oi, adorei o seu post. minha tia é casada com um suiço e mora lá, ela me convidou para morar com ela la será que teria possibilidade de eu ter um visto permanente ?

  4. Oi, meu marido tem o sobrenome suiço, nos casamos e herdei o sobre nome dele também. o bisavô dele era suiço, na sua morte foi perdido todos os seus documentos. Será que ainda tem como tirar a cidadania e morar na suiça?

    1. Procure o consulado suiço de sua estado e verifique os papeis dele..origem..cantao etc
      A suiça e um País muito organizado e conseguem descobrir
      Certidao sua de casamento tradutor juramentado pelo consulado prova de que foi casada com suiço
      Etc etcbetd

  5. Uma empresa quer me contratar para trabalhar na Suíça, porque eu conheço profundamente o mercado em que atuo no Brasil, e eles precisam de uma pessoa com contatos no Brasil, e que conheça o mercado brasileiro desse ramo. Será que leva muito tempo para conseguir um visto de trabalho? Se eu entrar com visto de turista de 3 meses, será que dá tempo nesses 3 meses?

    1. Miguel, é bem complicado, acho que demora uns 6 meses por que se você não for suíço ou europeu, tem uma papelada pra preencher. Muita burocracia.

  6. Olá! Gostaria de saber se existe a possibilidade de abrir uma empresa na Suiça para que possa obter o visto de trabalho e residencia. Voce saberia informar? Obrigada

  7. Mandou muito bem. Muito esclarecedor esse teu texto. Para viver num país como esse, natural que tenham restrições para estrangeiros. De qualquer forma, ótimas dicas com relação aos idiomas, custo de vida… Obrigada

  8. Olá Sarliman!!! Você saberia me indicar escolas que ensinam alemão em Lausanne. Em pesuisas na net, só encontro cursos de francês. Obrigada

  9. Bom dia Salirman.
    Sou cidadão suíço, e brasileiro.
    Você colocou no texto: ” você tem cidadania suíça? Se tiver, é o melhor dos mundos – você tem direito a uma gama de vantagens. ”
    Gostaria que vc me enviasse um link onde eu pudesse ler sobre estas vantagens.
    Moro em Porto Alegre, mas gostaria de sair do BR devido à violência e esta crise ética sem fim.

    Obrigado, Antonio

    1. Antonio!

      As melhores vantagens são poder morar e trabalhar lá, direito a seguro desemprego, entre outras! Eu não tenho o link aqui, infelizmente. Sei que ser Suíço é muito bom e imagino que você está esperando pra ir pra lá!

  10. Oi Sarliman eu e meu marido estamos querendo ir morar ai,gostaria de saber se tem emprego , mais sem qualificaçao?

    1. Bruna, emprego sem qualificação é muito difícil. Esses tempos não são fáceis e eu não recomendo vir aqui só pra testar a sorte e ser deportado!
      Se você tiver cidadania Europeia, já é outra história

      1. Boas!Eu só um português naturalizado(só natural da Ucrânia),vivo aqui em Portugal há 15 anos e não vejo futuro nenhum.Gostaria de emigrar para Suíça, sempre trabalhei na construção civil, tenho carta condução de pesados.Sera que tenho alguma possibilidade de imigrar para lá com o resto da família?Fico a espera de uma dica.Abraco.

        1. Andriy, muitos portugueses vem pra Suíça com a família toda e conseguem trabalho aqui sim, especialmente nessas áreas que você falou. Genebra tem uma comunidade portuguesa grande

  11. Olá Sarliman,

    Eu e minha esposa estamos dispostos a sair do Brasil e a Suiça foi um dos destinos, vc sabe me informar se a demanda para mão de obra para o ramo de telecomunicações é boa? Trabalho com isso no Brasil e minha esposa é adestradora, será que teremos chances de conseguir empregos para nos manter e progredir??

    Obrigado e parabéns, essas suas dicas com certeza ajudam muitas pessoas.

    1. Com passaporte brasileiro vc nao pode trabalhar na suiça e nam tem direito as assurances sociales como exemplo seguro desemprego

  12. Olá Sarliman.

    Cara, minha noiva e eu pretendemos nos casar e mudar para Suiça ano que vem. Ela morou por dois anos mais ou menos em Vernier porém apenas como estudante.
    No caso eu estou finalizando a questão da minha dupla cidadania italiana, você saberia me informar se minha esposa no caso poderá trabalhar normalmente devido ao fato de eu ser cidadão europeu?

    Muito Obrigado e parabéns pelo texto.

    1. Boa noite Marco Andre!

      Acredito que ela possa trabalhar sim, mas depende do seu certificado de casamento. Se possível já tire em outras línguas!

  13. Legal o blog e nem esquente com as pessoas que falam besteiras. Estou morando em Ponte Chiasso a 400 metros da fronteira de Italia e Suiça e minha esposa trabalha em Lugano, estou somente a 15 dias e consegui um trabalho de treinador fisico de Rugby mas realmente é muito dificil arrumar algo aqui e eu recomendo Italia ou Espanha para aqueles sem passport Europeu.

  14. Olá, Parabéns primeiramente, Sou Biólogo, mestre em agronomia, Para eu fazer o doutorado na Suiça é dificil? poderei levar meus filhos?

    1. Ola Rodrigo!

      Não sei dizer se é difícil fazer o Doutorado nessa área ou em outra relacionada. Provavelmente melhor na região alemã. Você pode levar os filhos sim, existe um visto de reunião familiar.

      1. Bom dia ! Meu nome é Cosme trabalho com construção , faço de tudo nessa área da fundação ao acabamento fino , estou querendo ir para Suíça trabalhar ,,nesse segmento de trabalho mais pesado há oportunidades,faço um trabalho de gesso 3d é um revestimento de gesso que é uma obra de arte ,para se conseguir um contrato de trabalho ,não tendo um suíço que faça o contratante consegui regularizar esse visto B .aqui no Brasil estou vendendo a janta pra comprar fiado o almoço,sei que o que todo que sei fazer teria valor em um lugar decente, trabalho com vidro temperado box ,portas ,janelas , vitrine etc.. marcenaria,com todas as etapas de uma construção e não tem valor nesse país.

  15. Olá, e o estrangeiro que tem dinheiro e quer morar na Suiça e nao precisa trabalhar, é fácil? Investir em algo é necessário?

  16. Boa noite. Muto interessante o que escreveu sobre a Suíça, pois foi o único blog que realmente mostrou o lado oculto que não encontrei em nenhum outro blog ou texto. Estava esperançosa sobre morar na Suíça, porém não será possível. Agradecida.

  17. Olá Sarliman

    Boa tarde.

    Muito legal seu texto e mostrando a realidade na Suíça, que é dura e ao mesmo tempo desafiadora. Sou arquiteto de software e trabalho há muitos anos na área. Fluente em Inglês e nível B1 (por enquanto) em Alemão. Mesmo a minha esposa sendo cidadã alemã, é difícil ingressar neste país porque ela precisaria trabalhar (algo não cogitável neste momento). Então o caminho é através de uma empresa suíça que precisa de mão de obra super especializada.

    É quase um parto conseguir ir à Suíça. Quando começar a tentar um trabalho e realizar tal feito, lhe darei um feedback. É uma verdadeira batalha! 🙂

    Boa sorte no Mestrado!

  18. Sou brasileira casada a dois anos na Itália com italiano eu tenho indentidade italiana e permesso de soggiorno na italia já temos apartamento em aluguel em geneve e meu esposo conceguiu trabalho aqui é ele já tem o permiss b queria saber se eu também posso pedir diretamte com ele ou tenho que ir ao Brasil pegar algum visto estou perdida nessa parte gostaria muito de informações básicas para poder ficar tranquila

      1. Muito obrigada sarliman um grande abraço você foi muito atencioso comigo agora sim segunda feira vou lá diretamente com meu marido e fazer tudo muito grata

  19. Oi Saliman, você saberia dizer se um estudante brasileiro que vai ficar cinco meses em Genebra consegue abrir uma conta facilmente em um banco aí para receber dinheiro do Brasil.

    1. T que ter endereço fixo registrado na comuna onde esta
      Nao existe conta estudante
      Eu tenho conta em um banco suiço ha mais de vinte anos e por isso sei do que falo
      Vc consegue burlar isso atraves de fiduciaires

  20. Olá! Tudo bem?

    Obrigada pelo texto! Minha irmã e eu queremos morar na Suíça, sou formada em Jornalismo e ela em Pedagogia, porém, queríamos trabalhar com alimentação, confeitaria. Será que conseguimos emprego? Um abraço!

    1. Oi Leandra! Então, aqui parece que vocês conseguiriam muito mais fácil encontrar trabalho com alimentação e confeitaria, mas tudo depende de alguem querer contratar voces e se não tiver cidadania suiça ou europeia é muito complicado

  21. Oi sarimam,
    Gostaria de saber sobre a questão moradia. É difícil alugar um imóvel como é aqui na Itália? Se souber de alguma informação serei grata.

    1. Olá Giseli!. Nesse ponto, a Suíça traz mais dificuldades pra quem pretende morar. As cidades grandes tem muito pouco disponibilidade de moradia então fica bem caro. Nas cidades menores isso não é tão problemático.

      Em Genebra é muito dificil encontrar e a concorrencia é mt grande

  22. Gostaria de abrir um restaurante na Suíça.
    Sou brasileiro e minha namorada brasileira com dupla cidadania Francesa, Gostaria de ter uma idéia de quanto teria que ter para esse investimento.
    Fui a passeio para Berna onde fiquei 1 mês, simplesmente fiquei apaixonado pelo lugar.

    1. Thales infelizmente essa informação eu não tenho! Depende de cada cantão da Suíça, todos tem uma regulamentação para investimento estrangeiro. Não posso confirmar mas acredito que uma vez vi uma informação de 300.000 francos suíços.

  23. Ola tudo bem vou fazer imas pergunta si puder responder eu agradeço. Meu marido ten cidadania italiana mas gostaria. De saber si ai na Suíça tem descriminação com idade ele trabalha em oficina de carros ja trabalhou na italia por 6 anos agora estamos pensando em voltar si puder responder neu agradeço

  24. Olá Saliman, tudo bem ?
    Parabéns pela postagem ! Mto boa !
    Estou começando a pesquisar informações sobre a Suíça.. especialmente Geneve pois tenho uma tia que mora próximo, em Crozet, França. Sou cidadão italiano e vi que seria necessário o Permiss B para eu ficar legalmente no país. Você tem informações em relação a isso ? Sabe onde posso procurar algo mais a fundo ?
    Obrigado!

  25. Sarliman minha irmã vai passear e se der certo morar em wohlen Suíça, tenho alguma dúvidas e preciso de ajuda vc poderia mandar seu face, ou algum meio que possa falar diretamente contigo. ?

  26. Ola,então estou com planos de ir pra suíça, mas não conheço ninguém ai,estou querendo enfia a cara ,so gostaria q vc me tirasse uma dúvida, minha área e salão de beleza, queria saber com e esse mercado ai de trabalhar???

  27. Olá. Antes de tudo parabéns pelo texto. Será que você sabe sobre os trabalhos temporários? Queria trabalhar em algum acampamento de inverno nos Alpes. Será que é muito dificil a contratação nesses casos para mim que sou brasileira?

  28. Olá, tudo bem?? Estou dispostas a encarar a vida em outro lugar, pensei na Suiça, já li varias perguntas e respostas aqui, sobre ir “tentar” na Suiça. Gostaria de informações depois ir como estudante , se aqui no Brasil, tem alguma escola que organiza a ida como estudante ??? e Depois se houver adaptação , tentar uma visto permanente por algum tempo.
    Obrigada!

  29. Tenho uma tia na Suíça, estou indo agora em julho como visitante, ela até irá me enviar uma carta informando que vou ficar na casa dela e tal… mas gostaria de saber para morar lá, você sabe como funciona esse procedimento, eu como sobrinho usar o argumento que irei morar com ela, se teria a cidadania? Obrigado e parabéns pelo post

    1. E ela mora em Zurique!
      Minha prima foi e, mesmo sem saber muito o inglês, com essa carta que minha tia enviou explicando que ela ficaria hospedado na casa dela, minha prima disse que foi fácil para entrar como visitante com essa carta, aí queria enter nesse caso para morar se teria alguma vantagem assim também…

  30. Ola caro Sarliman!!
    Tenho lido inúmeras postagens sobre morar na Suíça e posso dizer que a sua foi excelente, ja que resumiu em um post o que eu li em dezenas de outros cheios de muitos linhas sem conteúdo. Parabéns!
    Alguém nos comentários colocou que, infelizmente, muitos gostam apenas daqueles posts que mostram o mar de flores mas a verdade é que, para mim, essas pessoas estão tentando maquiar a realidade e passarão por uma frustração muito maior e impactante no futuro, justamente por criarem uma expectativa que não condiz com o cenário que encontrarão por lá.
    Nossas culturas são muito, muito, muito diferentes. É uma mudança drástica que pode ser bem sucedida, mas que não pode ignorar a possibilidade de fracasso. Uma cultura fechada, uma língua complexa e difícil, como o alemão, e um custo de vida altíssimo podem promover um impacto financeiro que levara anos para ser superado se você tiver que voltar para o Brasil para procurar trabalho depois de ter queimado todas as suas reservas em poucos meses se auto sustentando na Suíça.
    O seu post é exatamente o que eu procuro na internet: informações que me coloquem o mais próximo possível da realidade que eu vou encontrar lá e que, certamente, não é um mar de rosas.
    Sou brasileira, casada, 1 filho pequeno e, eu e meu filho temos cidadania Suiça. Ano passado decidi me mudar do Brasil, mas ja em meus 40 anos, não me vejo de forma ilegal em nenhum outro lugar, então escolhemos a Suíça por razoes obvias. Pensamos em Basel por termos informações de o cantão facilita a integração no que se refere a língua (oferece cursos dentre outras coisas).
    Sou administradora, não tenho especialização, inglês de nível B2 e estudo alemão ha 1 ano (estou concluindo o A1.2), ou seja, praticamente nada de alemão. Trabalho no setor administrativo de uma empresa Publica. O que, na sua opinião, eu posso esperar encontrar de trabalho por la? Quanto, em Francos, uma pessoas nas minhas condições, consegue ganhar?
    Sei que uma família de 3 pessoas precisaria de pelo menos 4000 CHF para se manter. Vc acha possível alguém com minha formação e meu pouco conhecimento de alemão conseguir um trabalho que me pague o necessário para viver adequadamente la?
    Muito muito obrigada!

    1. Acho que com cidadania tudo é facilitado! Você tem direito a benefícios e acho que ajuda pra conseguir emprego na Suíça. O Alemão vai fazer falta sim, mas sabendo falar inglês, tem alguma coisa ou outra. Procure mais informações no SwissInfo.ch

      Acho que receber 4000 chf é o básico por aqui pra falar a verdade, já que o salário mínimo informal é em torno de 25chf por hora. Se conseguir um emprego básico dá pra ganhar até mais.

  31. Olá, gostei muito das informações passadas em seu texto, é bom transmitir à realidade não a esperança de que tudo é fácil, desculpe minha ignorância mas eu tenho que perguntar: Eu sou descendente de Russos, há alguma possibilidade de conseguir entrar nos países europeus na Suíça para ser mais precisa, através da minha descendência européia? Recentemente descobri que posso tirar um passaporte europeu e entrar com mais facilidade em países europeus assim como podemos entrar fácil nos países da América Latina. Mas não sei se com descendência européia facilita o visto e a entrada para residir e trabalhar no país. Agradeço desde já, parabéns por seu texto.

  32. Olá!
    Estou em Zurich a um mês vim como turista, mas confesso que amei esse país e gostaria de saber como eu consigo um visto para estudante, gostaria de fazer Mestrado sou Graduado em Teologia, História e Pedagogia e pós graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Por favor me oriente quanto a essa situação.

  33. Boa tarde

    A minha mãe está na Suiça vai agora pedir o visto de residência (somos portugueses), mas o apartamento onde está a morar não está no nome dela (é sub-alugado e não dá), e para pedir os papeis tem de dar uma morada (segundo dizem), ando à procura de informações para o caso de se poder fazer o pedido de outra forma.
    Sabe de alguma coisa ou conhece alguém que tenha passado pelo mesmo?

    OBrigada

  34. Tenho amigos austríacos que trabalham na Suíça como médicos ! Eles querem que eu vá pra lá para eu ajudar com as suas crianças e assim eu tiraria a permanência ! Será que isso é possível ?

  35. Olá Sarliman,
    Sou brasileiro e tenho cidadania portuguesa, mas falo pouco inglês, e estou começando o Francês. Mas como viajo daqui a 3 meses sei q não vou aprender quase nada. Sou Químico mas tenho noção de que não conseguirei emprego na área nos 2 meses que ficarei por lá. Mas existem serviços legalizados para quem fala pouco a língua ou eles são muitos escassos?

    1. Angelo, acredito que a área de química é muito concorrida aqui na Suíça, algumas das melhoras industrias quimicas e farmacêuticas estão aqui e isso atrai profissionais do mundo todo. Sendo português já ajuda, mas o ideal mesmo é o Alemão!

  36. Bom dia,
    Estou indo para a Suíça passar 1 mês na casa da minha irmã, ela se casou com um suíço e mora lá a 13 anos já.
    Eu estava pensando em ficar por lá,tenho um amigo q está casado lá tmb e disse q conseguiria um trabalho para mim.
    Eu tenho um bom inglês e acho q isso me ajudaria muito.
    Mas não sei como fazer para conseguir ficar,alguma dica q possa me dar?
    Estou indo com visto de turista.

    1. Só com ajuda do seu amigo mesmo, por que a papelada é bem complicada. Ser irmão apenas não basta, se você não tiver um visto aí, vai ter de ir embora se a imigração te encontrar.

  37. Boa tarde!

    Depois de ler seu blog e muitos outros blogs, sites e etc, ficou mais do que claro que emigrar para a Suíça é um processo extremamente difícil – como é de se esperar para uma migração transnacional -, mas não consigo deixar de considerar a Suíça um ótimo destino. Ainda tenho 18 anos e penso que se começar um planejamento a longo prazo, posso aumentar minhas chances de ter alguma possibilidade de um dia viver na Suíça. Você sabe, ou acha, que se eu realizar cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em uma universidade suíça, minhas chances terão alguma melhora? Pretendo realizar cursos em que o corpo docente da universidade tenha algum professor que já estudou na Suíça e já vi relatos de pessoas que ficaram vários anos na Suíça, justamente por fazer essa trajetória mestrado-doutorado-pós-doutorado de forma ininterrupta. Apesar disso, ainda não sei se isso melhora em alguma coisa minha situação e, caso não, acredito que seja melhor focar em um país mais favorável então, como o Canadá.

    Desde já, agradeço.

  38. Olá. Meu marido e filho tem cidadania italiana e a minha sai em 1 ano. Estamos pesquisando sobre algum país para se morar na Europa pois a situação aqui no Brasil está dureza. Ele é engenheiro civil e nós dois falamos inglês fluentemente. Você acha que teríamos chance? Tenho 31 anos e ele 35. Quanto de dinheiro deveríamos levar para a Suiça caso optassemos nos mudar na cara e na coragem para tentar um emprego na área? Eu sou formada em administração de empresas e trabalho em uma empresa pública no Brasil.Aguardo sua resposta.

    Obrigada

    Mariana

  39. Olá!

    Após ler vários sites, blogs e relatos de outras pessoas, ficou bastante claro que emigrar para a Suíça é muito difícil – como é de se esperar para qualquer processo de migração transnacional.

    Apesar disso, eu estou interessado em saber se cursar mestrado, doutorado e pós-doutorado em uma universidade suíça aumentaria minhas chances de, talvez um dia, migrar para a Suíça. Cheguei a ler relatos de algumas pessoas que fizeram esse estudo mestrado-doutorado-pós-doutorado de forma ininterrupta em universidades da Suíça (alguns até fizeram todo o processo na mesma universidade) e fiquei em dúvida se algo assim poderia representar qualquer melhora nas minhas chances baixíssimas, já que não tenho cidadania suíça ou europeia. Tenho 18 anos, planejo fazer bacharelado em alguma universidade federal brasileira cujos professores tenham contato com instituições de ensino suíças e planejo trabalhar com pesquisa na área de genética e/ou bioinformática. Acredito que minha situação seja bem difícil e que talvez seja melhor investir em um lugar mais favorável, como o Canadá, mas sempre resta um pouco de esperança, ainda mais se estudar lá representar alguma melhora para o meu caso.

    Desde já, agradeço.

  40. Bom tarde,

    Já procurei em diversos lugares sem sucesso.

    Vou contar a situação e gostaria de saber de vocês, se possível, as opções que tenho.

    A mãe da minha namorada casou com um suíço, ela está indo morar lá e minha namorada vai junto(ela é filha de outro relacionamento). Tem alguma forma de conseguir morar lá com ela e conseguir um trabalho lá?

  41. Boa noite a todos. Parabéns por manter um blog passando informações úteis às pessoas desejosas de deixar o Brasil é ir morar na Suíça. Eu gostaria de dizer a todos que as dificuldades são iguais para todos em qualquer país na questão de imigração porém não se é motivo de desistir. Todos temos um lugar reservado em qualquer parte do nosso mundo.. talvez eu esteja sendo filosófica. Mas é importante pessoas que residem por lá passar esse tipo de informação pq vai muito brasileiro com sonhos e ilusões e chegam lá sofrem as dores da alma. Não são felizes lá e nem aqui. Se para quem não está disposto a batalhar nem pense ir, pq o que mais vi na Suíça foram brasileiros (as) insatisfeitos falando mal da Suíça e ao mesmo tempo falando mal do Brasil. É uma pena!
    Eu fui para a Suíça muito jovem ainda adolescente com minha familia (que ainda moram la)e estudei na universidade de Lausanne. Fiz letras et psicologia, trabalhei também.. fiz de tudo. Desde baby-sitter até professora de português para estrangeiros e frances para refugiados. Casei com suíço, tenho dois filhos nascidos também lá e um dia decidimos (meu marido e eu) morar no Brasil. Vocês podem dizer: nossa que loucura! Mas estamos aqui a 7 anos e não temos a menor vontade de voltar para a Suíça. Pegamos o lado bom do Brasil. Ainda fiz um curso de fisioterapia e estou trabalhando na área.. Ai perguntam: o salário? Aquele que me deixa meu bem estar físico e moral. Ganho pouco, meu marido professor, mas temos o calor e muitos abraços e afagos dos amigos.. conversamos com todo mundo na fila do banco ou do mercado, há violência, corrupção etc… pensa que nossa casa não tem grades? Claro que tem.. em todas as portas. Já fui assaltada na porta do banco? Com arma na cabeça, já levaram meu celular? Nem conto as vezes.. Mas não tem só isso aqui… Se alguém quer ir fazer sua experiência na Suíça dou o maior apoio. Mas nao tenham vergonha de voltar caso nao de certo. Esse e o nosso pays!Estamos vivendo a experiência de viver no Brasil e não arrependemos do passo que demos. Se por acaso decidimos voltar, voltaremos sem problemas! Toda experiência é válida!
    Leninha

  42. Ola, tenho uma duvida, vou tirar minha cidadania Italiana, na Itália meu esposo pode ficar com visto de permanecia antes do passaporte ficar pronto, em Genebra ele também poderia ficar comigo senso eu tenho o passaporte e ele ainda não .
    obs: já moramos em genebra antes da cidadania.

  43. Boa Noite,

    Sou Brasileiro e possuo Cidadania Suíça, mas sempre morei no Brasil onde me formei em Engenharia Civil, gostaria de morar e trabalhar na Suíça, sabe dizer o que preciso fazer para validar meu diploma?
    Minha namorada é Brasileira e Dentista Pós graduada e conseguiu um trabalho na área na Suiça, e gostaria de fazer Mestrado, sabe informar onde encontro informações?

    Agradeço desde já a atenção e parabéns pelo Blog!

  44. Olá, achei muito da hora as informações q vc esta dando e tal, si puder queria saber mais sobre o custo benefício dai.

    1. Vitor, o custo é muito alto, mas o benefício certamente vale a pena. Ouso dizer não existir país como a Suíça no mundo, melhor em certos aspectos que EUA, Inglaterra, Japão ou Austrália, melhor que os vizinhos.

  45. Atenção.
    Estou a viver a 20 anos na suiça é verdade que o salário ronda os 6mil e 7 mil por mês mas pagar 2mil de casa 1000 seguranças obrigatória , comida viver cá a 100% …sem falar médicos etc… tenho franquia de 500chf e no final ainda cobram 10% por cada vez que vai ao médico 😉
    A minha esposa passa a barreira do salario mínimo mês por isso os impostos ao final do ano 12mil quando não é mais 🙁 .
    Para quem começa não vai ser fácil muita concorrência e salários abaixo do mínimo , com tanta procura eles aproveitam e exploram o trabalhador . Meu colega fez dupla nacionalidade desde que ficou suíço a segurança pessoal e do carro baixou de 1450chf para 700chf ano impressionante… a pessoal menos 10 ou 20% só para informar que quem vem vem para pagar a boa estabilidade da maioria dos suíços que está cá a viver .
    Abraço espero que consigam arranjar trabalho e ter uma boa vida .

  46. Ola boa tarde eu sou a thaiara eu sonho muito hem mora na suiça e como faço para mora trabalha e estuda ? Sou do rj

  47. mano eu moro no brasil mais meu tio mora na suiça a 5 anos e eu quero ir pra la mais tipo sera que vai ser facil estudar la , outra coisa e meu tio ele fala italiano fluentimente e alemao tbm valeu

  48. Oi amigo boa tarde !
    Tenho minha tia, prima, sobrinhos que moram na suiça em Zurich quais as possibilidades de conseguir morar nesse pais ? elas tem suas proprias residencias e todos os documentos legais da suiça moram a 12 anos, bom sou Enfermeiro Intensivista qual a possibilidade de conseguir um emprego nessa área ?

    1. Jordano, a possibilidade é baixa, mas você tem onde ficar lá durante algum tempo, certo? Imagino que seja na casa da sua família. Isso já é melhor do que 90% do casos. Você pode ir como turista e tentar enviar o currículo e conseguir vagas temporárias.

      Ou você pode fazer um curso e conseguir um visto. Vai ter uma formação e isso te põe com mais chances de trabalho em Zurique.

  49. Ola, meu marido esta indo pra suíça, com contraro de trabalho para jogar futebol. Eu posso ir com ele? O que acontece se for deportada ?

    Obrigada

    1. Se vocês tem o casamento registrado, você pode ir sim. Ele tem que mandar toda a documentação quando conseguir o visto dele. Não tema ser deportada.

      A pessoa é deportada quando existe muita incoerência na documentação. Nesse caso, é anotado no Passaporte e a pessoa não pode voltar pra Suíça por 10 anos.

  50. Quanta arrogância nesse texto. Além do que, muito fantasioso. Não é quase nada do que disse existe assim, dessa forma, na Suíça. Sou veterano em viagens internacionais e vc pelo visto é marinheiro de primeira viagem só pelo que escreveu percebi isso. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.