Genebra no Verão – Mergulhando no Ródano

Ah… o Verão! É uma época especial em Genebra – aonde realmente se pode conhecer os genebrinos e o que eles fazem quando não estão esquiando ou trabalhando. E uma das atividades favoritas é nadar, mergulhar e tomar sol em frente ao Ródano, em Jonction.

Genebra no Verão – Mergulhando no Ródano

_DSC9497menor

Acredito que a última vez que eu escrevi aqui sobre o clima de Genebra foi no inverno. Aí eu descobri que o Inverno é bem longo aqui – dura quase uns 5, 6 meses. Para falar a verdade eu não senti que passamos da Inverno para a primavera e sim diretamente para o Verão. Lembro que estava bem frio e começou a esquentar um pouco mais repentinamente em maio e junho veio com tudo com o calor. E chuva.

Agora estamos no Verão e a cidade muda de uma forma que nem parece que passamos pelo inverno – eu praticamente esqueci do frio. E para quem pensa que aqui não é quente, está muito enganado. Vários dias passando dos 30ºC. Quente, muito quente. E da mesma forma que muitas cidades brasileiras não estão preparadas para o inverno, Genebra não está tão preparada para o verão como nós conhecemos. Poucos lugares tem ventilador e ar condicionado e os edifícios são feitos com material para esquentar, não para refrescar.

Pois bem, nessa época o pessoal daqui procura justamente os lugares para se refrescar. E alguns dos mais famosos são o bains de paquis e a genève plage, que ficam defronte ao Lago Léman (Lago Genebra) e permitem tomar sol, nadar, mergulhar e outros esportes aquáticos. Eu falo deles em outro post.

_DSC9495menor

Mas existe outra localidade muito especial em Genebra e que também serve para acolher os espíritos desejosos de um refresco, e os um pouco mais aventureiros – o rio Ródano (Rhone). O Ródano é formado pelas águas do Lago Léman, que são o resultado do derretimento da neve dos Alpes. Essa é uma das razões de a água ser bastante transparente e permitir um grande visibilidade. E da cor verde-azulada que empresta um tom belíssimo ao rio.

rhone-panneaux-danger
Guia de segurança para nadar no Ródano

Pois bem, perto de Jonction (que é o lugar onde as águas do Rio Arve se juntam ao Ródano), é o lugar mais apropriado para “nadar” no Rio Ródano. Nadar entre aspas por que não há muito o que se nadar diante da correnteza, que simplesmente te carrega. E quer saber? Essa é a parte mais divertida. Você mergulha em uma parte do Rio e deixa ele te levar até a outra parte onde existem escadas. E à borda do Rio, dezenas ou centenas de pessoas relaxando e aproveitando um bom dia de verão.

Achou legal? Dá uma olhada nesse vídeo:

É seguro? É, mas para pessoas que sabem nadar. Por que a correnteza não é fraca e você precisa estar pronto para se segurar em algum lugar caso não consiga acessar as escadas. Existem ocorrências anualmente mas assim como nas praias – são pessoas que em geral se descontrolam como comida, bebida ou drogas ou subestimam demais as águas.

Mapa-rvd

Como se chama o lugar? Point de La Jonction. Ele fica perto das estações de trem Jonction e Palladium, que são da linha 14 (Jonction).

Ah, e ainda tem um bar no fim da Point que serve cerveja relativamente mais barata que outros bares. Aproveita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.