Lago Oeschinen e o Escorregador de Kandersteg – Conhecendo a Suíça

Proibida a distribuição sem autorização

Um lago alpino no meio da Suíça tão belo e pitoresco que parece uma pintura photoshopada. Mas é de verdade. E perto dali, um dos escorregadores mais famosos do mundo. Conheça um pouco mais sobre esse pedaço um pouco menos famoso da Suíça.

O Lago Oeschinen e o Escorregador de Kandersteg

A Suíça tem mais de 7.000 lagos. Alguns deles são bens famosos: Genebra (Lemano), Neuchatel, Thun, Brienz. Eles são belíssimos – até por que a paisagem montanhosa da Suíça ajuda muito. Mas um deles me chamou a atenção pela cena pitoresca, literalmente (pitoresco significa digno de ser pintado): o lago Oeschinen.

Esse lago fica na região dos Alpes, no vale de Kandertal, cerca de 3 horas de caminhada da estação de Kandersteg. Dá pra pegar uma gôndola / teleférico / cable car e depois um ônibus, mas eu particularmente recomendo a caminhada por que nos proporciona uma vista belíssima.

Uma das vistas comuns da trilha
Começando a trilha

Durante sete meses (Maio a Dezembro), o Lago adquire uma tonalidade azul turquesa que contrasta de uma forma tão nítida e chocante com o resto do ambiente que nem parece uma cena de verdade. Parece que foi photoshoppado. A foto baixo não recebeu nenhum tratamento e ainda assim. As águas tem esse tom muito em razão de sua origem, que são os picos nevados alpinos e os glaciares ao redor, então elas não carregam detritos e nutrientes em si.

No Inverno o lago congela e é possível inclusive fazer patinação no gelo, ou fazer pescaria alpina. A paisagem ao redor branqueia com a neve e o tom azulado desaparece. Eu particularmente fui em Setembro, que é uma das melhores épocas pra se visitar o lago.

Nos meses quentes é possível navegar, pescar e nadar. Apesar da baixa temperatura, no dia em que eu fui estava fazendo menos de 10 graus na água, ainda assim havia corajosos nadando. A atividade mais comum é fazer piquenique em frente ao lago. Existem opções pra fazer churrasco, ou mesmo comer nos dois ou três restaurantes com vista privilegiada. A paisagem ao redor também atrai quem gosta de Hiking (trilha), como eu!

Tanta beleza fez o lago ser reconhecido como um patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. De outro lado, para preservar a natureza, não existem estradas e nem antenas na região. Não espere poder ir de carro ou que o seu celular tenha sinal.

Escorregador / Toboggan

Talvez você já tenha visto alguns vídeos sobre um escorregador numa região alpina da Suíça. Pois é, eu fui lá e pude testar pra ver se era divertido ou não. Como vocês podem prever pelo texto, ele fica em Kandersteg, e pra chegar ao local é possível ir por uma trilha ou pelo teleférico.

Sendo sincero, o escorregador é bem divertido, mas talvez um pouco superestimado. Dura cerca de 3 minutos, mas a sensação de velocidade e adrenalina são baixas quando comparadas com outros esportes alpinos. É bom, eu diria bem bom, mas é melhor ainda quando não tem ninguém na sua frente e você realmente pode acelerar e sentir o vento na cara, enquanto você desliza em meio as paisagens a frente. Por isso tente ser o primeiro da fila ou esperar a criançada e famílias irem por que eles costumam ser mais vagarosos.

Tive o azar de ter alguém bem vagaroso na minha frente, mas me diverti

Dá um pouco de frio na barriga antes da primeira vez. O equipamento não tem cinto e sistemas de segurança a não ser o próprio track. Mas acredite, não precisa de mais nada além disso. Você freia com a alavanca em sentido 90º e acelera colocando ela na horizontal.

O preço em Setembro de 2017 era 5 francos por passeio. Por 35 francos é possível comprar três passeios.

A segunda vez é muito melhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.