Lua de Mel nos Alpes – Águas termais em Ovronnaz, Suíça

Imagine uma piscina com uma agradável temperatura de 28 graus. Mas nas montanhas geladas da Suíça, cercadas de neve e uma temperatura média de 10 graus negativos. Saiba como é experimentar águas termais no meio dos Alpes Suíços.

Águas termais nos Alpes Suíços – Ovronnaz

Suíça, começo de Dezembro. Ainda estamos no outono, mas de fato o Inverno está chegando. A neve está chegando. Foi um dos primeiros dias de neve consistente no país. Nevou inclusive em pontos mais baixos – Genebra, por exemplo. Nosso destino era nos Alpes Suíços, e como tal, a gente esperava ver neve, apesar de visitarmos uma localidade que não era tão alta. Ovronnaz é o nome da vila que nós visitamos.

 

Lua de Mel nos Alpes

Pra quem não sabe ou não acompanha o Blog, eu casei em Setembro de 2017 (registramos e fizemos uma pequena cerimônia na Indonésia). Mas a forma como casamos foi uma loucura: entre decidir casar e casar foi menos de um mês. Uma loucura mesmo, fizemos tudo de surpresa inclusive pra família e amigos. Não tivemos tempo de planejar quase nada pra Lua de Mel. Vendo isso, um dos nossos melhores amigos resolveu nos dar um presente surpresa: a viagem e a hospedagem pra uma fonte de águas termais nos Alpes Suíços. O nome do lugar: Bains d’Ovronnaz (Águas ou Banhos de Ovronnaz)

Mas isso foi ainda em Setembro. Passou Outubro, passou Novembro, chegou Dezembro e a gente não tinha ido ainda em virtude das aulas e provas da minha esposa e do meu novo trabalho. Quando decidimos ir, foi em um final de semana providencial – o primeiro que nevou!

Partindo de Genebra tem que pegar o trem com destino final a Brig, que passa pelo sul dos Alpes. Desce-se então no Cantão do Valais, seja na cidade de Martigny ou na Cidade de Sion. De lá, pegamos dois ônibus para a comuna de Leytron, que fica no sopé da montanha e dá acesso a Ovronnaz, uma pequena vila situada a uma altura de 1.300 metros. Ovronnaz é tão pequena que tem menos de 800 habitantes.

Quando chegamos a Ovronnaz, a cidade estava coberta de neve e nós, extremamente satisfeitos. Em Genebra praticamente não neva, e a minha mulher, que vem de um país super quente igual ao Brasil (ela é Indonésia), queria ver neve pela primeira vez.

Ficamos em um hotel de nome Les Bains d’Ovronnaz, mas não é o único na região, e nem precisa estar hospedado nele para ter acesso às águas termais. É, porém, extremamente conveniente, uma vez que o Hotel foi construído no mesmo espaço físico e circunda as piscinas termais. Dá para ir andando de chinela e roupão numa boa. Pois bem, o nosso amigo tinha comprado os nossos vouchers numa promoção de um site chamado buyclub.ch, que é uma espécie de hotelurbano aqui da Suíça, mas mais voltado para expatriados. Estava incluso, além da hospedagem, o acesso as piscinas de águas termais e da área de Spa, além de café da manhã.

Para nossa surpresa, o nosso quarto era basicamente um apartamento e contava não só com o básico Cama, Banheiro, Chuveiro, TV, mas também uma cozinha com forno, fogão (cooktop), utensílios para cozinha, uma lava-louças, faqueiro, pratos, etc.. Mais do que isso, eles tem um kit de fondue incluso, com a panela de fondue, os garfos, além do fogareiro e álcool. Normalmente esse kit é alugado separadamente. Então o que eu e a esposa fizemos foi comprar e fazer o nosso próprio jantar, o que é pelo menos 3x mais barato do que comer fora. Recomendo!

As Águas Termais

Duas piscinas são exteriores e você pode ficar vendo as montanhas geladas enquanto está nas águas

As águas termais que visitamos são chamadas de Thermalp… por que, basicamente, fica nos Alpes. São três grandes piscinas e algumas piscinas menores, todas com temperaturas agradáveis. Antes de tudo você precisa tomar banho, lavar os pés. Existe áreas com lockers para guardar os seus bens pessoais e para se trocar, tudo próximo. Além do mais, eles te dão roupão e toalha, então não precisa se preocupar em levar os seus.

A parte interna é bem interessante e conta com duas grandes piscinas, além de Jacuzzis e piscina para crianças, além de umas áreas com hidromassagem nas grandes piscinas. Além disso, existe uma área com spa, que contém uma piscina de água fria, jacuzzi, sauna e área de estar. Para nossa sorte também,  naquele dia o Hotel estava oferecendo champagne e outros petiscos pra comemorar a chegada de Dezembro então basicamente a gente poderia ter jantado lá (apesar de querermos o nosso próprio jantar romântico lá).

O hotel conta também com tratamento de massagem e bodycare (meio caro, tipo 100 francos por uma hora de massagem), além do restaurante, e eles vendem waffles e crepes feitos na hora.

A vista das montanhas é um dos melhores atrativos e uma das razões que fazem valer a pena visitar essas águas termais.

Mas o melhor mesmo são as piscinas exteriores. Basicamente, enquanto todo o seu entorno está cercado de neve e a temperatura do ar chega a dez graus negativos, você está dentro de uma água com uma temperatura amena. Pode estar nevando, chovendo, uma grande ventania, que a água se manterá quente. Você pode ficar lá durante horas admirando a paisagem das montanhas, abismado, sem se preocupar que está frio pra cacete por que está tudo numa boa. Você pode arriscar cruzar de uma piscina para outra para ver quão frio pode ser (ah, eles também estão abertos durante o ano todo e nas temporadas quentes), e sentir o choque de temperatura de sair de -10 (naquele dia) para 23 graus.

Ficar na piscina era tão bom que a gente perdeu a noção do tempo e quase perdemos o nosso trem de volta. Foi uma pequena parte da nossa lua de mel e a gente curtiu bastante. Foi apenas um dia, porém, e ficou aquele gosto de quero mais. Sugiro que quem vá fique pelo menos três dias e aproveite também a sauna, e outros serviços.

Em Ovronnaz também existe uma estação de ski e dá pra comprar um passe dos banhos + esquiar. O teleférico não fica tão longe. Talvez seja a nossa próxima aventura.

Recomendo? Sim!

Como chegar: Descendo em Martigny, pegue os ônibus 311 até Leytron anc. poste, e depois 312 até Ovronnaz Centre Thermes. Se for de carro, na época da neve tem que colocar correntes nos pneus.

As águas termais normalmente fecham as 18h00, mas as sextas fecham as 22h30.

One thought on “Lua de Mel nos Alpes – Águas termais em Ovronnaz, Suíça

  1. Andre, I love this place so much we have to go back again! Don’t forget to put the hotel site so people can book a room or put your online booking site 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.